Património musical da freguesia de S. Victor - I Encontro Ibero-Americano de Sineiros - Braga


Através dos toques dos sinos, o controlo temporal da vida urbana e monacal, durante séculos, esteve a cargo das principais estâncias do poder religioso e civil das cidades, destacando hierarquicamente os seus representantes, conduzindo os ritos e as cerimónias públicas e noticiando importantes acontecimentos. Organizados numa engenhosa linguagem estabelecida ao longo dos tempos e simbolicamente transmitida às comunidades, os toques indicavam as horas do dia, a convocação e a celebração das festividades, o recolhimento para a oração, o aviso das intempéries, asseguravam a proteção espiritual, noticiavam a morte, entre outras ações coletivas.

Apesar das transformações ocorridas no decorrer dos séculos, ainda hoje é possível identificar, em algumas cidades e aldeias portuguesas, a importância e o impacto, no seu cotidiano, dos toques dos sinos. Identifica-se também a presença de alguns sineiros, indivíduos detentores de um saber único e que têm através de várias gerações, apesar de inúmeras dificuldades, garantido a preservação e a transmissão desse saber. Soma-se a tudo isso a importância do património sineiro português, através dos diversos instrumentos centenários que registam em seus bronzes parte da história das localidades, das fundições e fundidores, das tradições e que, ainda hoje, emitem seus altissonantes sons, mesmo que dispersos na paisagem sonora dos centros urbanos.

É a partir desse contexto que realizaremos no dia 01 de Outubro o I Encontro Ibero-americano de Sineiros, uma iniciativa que irá reunir representantes de Portugal, Brasil e Espanha, para tratar temáticas como as tradições e práticas sineiras antigas e atuais, assim como a conservação, preservação e salvaguarda de todo esse património material e imaterial. Serão realizadas diversas ações culturais e educativas, com rodas de conversas, oficinas, exibição de documentário, encontro virtual, exposição (Junta de Freguesia de São Victor) e concerto promovendo, principalmente, a valorização e a dignificação dos sineiros e sineiras que ainda resistem e exercem esse importante ofício.


Encontro Ibero-americano de Sineiros (01-10-2021)

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO - 2021

https://www.facebook.com/events/ (01-10-2021)

  • BRAGA: Campás, campaneiros e toques
  • ALEPUZ CHELET, JOAN (LA POBLA DE VALLBONA) : Investigador, escritor, compositor
  • ALEPUZ CHELET, JOAN (LA POBLA DE VALLBONA) : Toques e outras actividades
  • Congresos, reuniones científicas: Bibliografía

     

  • Volver á páxina anterior
  • Menú inicial CAMPANERS DE LA CATEDRAL DE VALÈNCIA
    Campaners de la Catedral de València
    © https://www.facebook.com/events/ (2021)
    © Campaners de la Catedral de València (2022)
    campaners@hotmail.com
    Actualización: 30-09-2022
    Convertir a PDF